Olhos de jardineiro

Livro em Produção

O livro Olhos de Jardineiro traz uma lírica de coisas e sentidos inefáveis como amor, paixão, intimidade, candura e beleza. O autor percorre natureza, culturas e tradições falando de conflitos, esperança e fé e convida o leitor à reflexão no tocante ao planeta, germinando e sediando a vida em toda a sua plenitude e nuanças. Gediel pontua com sobriedade e muita vitalidade questões sociais e filosóficas que urgem e importam a todos sem discriminação e dá voz à mulher, mãe e trabalhadora que apesar de tudo mantém-se meiga e gentil, bem como à criança inocente na ignorância ainda do seu porvir. O poeta circula com arte, graça e leveza poética sem perder o foco da realidade em que se insere contrapondo muitas vezes o belo e o feio, o cômico e o dramático, os valores e os desvalores que o afligem como pessoa, homem e cidadão. "Olhos de Jardineiro, um catalisador de afetos e denunciante do caos, um livro de letras fortes e cores vívidas com sua poética que canta e encanta.

Gediel Pinheiro de Sousa, nasceu no sítio Pilar, município de Catolé do Rocha/PB. Estudou no lendário colégio Francisca Mendes (um colégio de freiras) em Catolé do Rocha/PB. Graduado em Engenharia Civil em 1986 pela UFPB CAMPUS II - Campina Grande/PB. Trabalhou como Engenheiro durante cinco anos, nos estados de Sergipe, Pernambuco e Bahia. Em janeiro de 1993, por meio de concurso público, ingressou na Receita Federal, órgão em que trabalha atualmente no cargo de Analista Tributário.

Teve os primeiros contatos com a poesia ainda criança, quando, aos domingos, seu avô materno o presenteava com literatura de cordel. Em 2013, aos cinquenta anos, escreveu seu primeiro poema intitulado: Poema e hino a ti destino, sem ao menos saber se se tratava de poesia, pois acreditava ser apenas uma homenagem para sua mãe.

Em setembro de 2020 participou do concurso "Histórias da Receita Federal", e seu texto "O salto da Receita no rastro da Pandemia", na categoria de poesia, ganhou o 1° lugar e foi publicado no livro Histórias da Receita Federal daquele ano. Em 2022, inicia o curso de escrita criativa da Editora Metamorfose e conclui no final de 2023. Foi um período de aprendizado e muita produção onde foram escritos e reescritos mais de quarenta poemas, cujo desfecho resultou no projeto de publicação do livro: Olhos de Jardineiro.