Notícias

As viagens no caos e as teorias do tempo de Helio Brauner


Viagens no Caos e teorias do tempo, o livro de estreia de Helio Brauner, é um livro com narrativas futuristas e realidades alternativas que falam de conflitos atemporais e problemas atuais. Viagens no tempo, robôs humanoides, exploração interplanetária, criaturas estranhas e cenários apocalípticos servem de pano de fundo e desculpa para abordar criminalidade, drogadição, desagregação familiar, solidão, armamentismo, religião, obsessões, inconformismo e inquietação com a realidade.
 
“O título do livro é um exemplo da Teoria do Caos e me foi sugerido por meu professor numa oficina literária há alguns anos. Como as interações humanas são parte de um sistema muito complexo, é impossível saber, por exemplo, que variáveis o levaram à ideia de inverter duas palavras no título do conto que li em aula e o que me fez aceitá-la a ponto de dar esse nome a meu primeiro livro. O certo é que não foi aleatório, embora pareça. Provavelmente, a coisa era mesmo inevitável a ponto de chamarmos de inspiração, algo associado a uma intervenção sobre?humana, mas que, no fundo, como tudo, é o resultado lógico da coincidência única de variáveis em um ponto do tempo e do espaço. Se recebesse a mesma ideia de outra pessoa ou em outro dia ou lugar, o livro poderia ter um nome diferente. É a isso que eu chamo de Viagens no Caos e Teorias do Tempo”, afirma Helio.
 
Hélio Carlos Brauner nasceu em São Leopoldo/RS, em 26 de agosto de 1963. Formou-se no Colégio Militar de Porto Alegre em 1980. Graduado em Pedagogia e Administração de Empresas, após uma breve carreira de professor, ingressou no Curso de Administração Postal dos Correios, empresa onde se aposentou com mais de trinta anos de serviço. Atualmente, dedica-se a inventar histórias nas longas horas vagas. Frequentou as oficinas literárias do professor Charles Kiefer (2011-2014) e o Curso de Formação de Escritores da Metamorfose (2020-2021). Foi primeiro colocado na categoria Autor Nacional no IV Concurso de Contos Vicente Cardoso - 2014 e Menção Honrosa no 28º Concurso Paulo Leminski - 2017. Tem contos publicados em seis coletâneas. 

Hélio é egresso do Curso Online de Formação de Escritores, da Metamorfose, que oportuniza aos autores a publicação de um livro individual profissional ao final do curso.


17/10/2022