Notícias

Nelson Ribas estreia com livro de contos sobre conflitos sociais


Nelson Ribas lança seu primeiro livro individual na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra reúne 37 contos escritos antes, durante e depois da pandemia. Com temas variados, mas sempre relacionados com conflitos ou problemas sociais do nosso tempo, Arrabaldes tem sessão de autógrafos marcada para 12 de novembro, às 17 horas. O título escolhido para o livro se refere ao lugar onde se passam a maioria dos textos: as periferias das cidades. Consequentemente, seus personagens também margeiam os tradicionais grupos sociais.

João Vicente Ribas define o livro: "Lugares não exatamente determinados. A vila, o rancho, a rádio local, o clube, uma cooperativa. Personagens não tão demoradamente perfilados. Os colonos, o segurança, a vaca mimosa, um fantasma. Entre situações corriqueiras e inusitadas, porém, é possível reconhecer vínculos, provocados por nomes próprios que parecem em desuso ou inventados. Tartíbio, Idalina. Ainda assim soam familiares. Tanto quanto os hábitos, as broas de milho, o mate, um quadro na parede. Indicam que o tempo não é necessariamente o de hoje. O tempo dos contos, das fábulas. Acionam uma coleção de imagens. Algumas, épicas. Guernica de Picasso, El sur de Borges, O gaúcho a pé de Cyro Martins. Outras, dos arrabaldes.".

Nelson Julio Martini Ribas, natural de São Miguel das Missões, fez sua carreira profissional como Advogado Trabalhista em Porto Alegre e posteriormente Juiz do Trabalho e professor universitário em Passo Fundo. Recentemente frequentou as Oficinas de Criação Literária Alcy Cheuiche e o Curso de Formação de Escritores da Editora Metamorfose. Além de artigos científicos, participou de quatro coletâneas de contos e poesias.

O autor é egresso do Curso Online de Formação de Escritores, da Metamorfose, que oportuniza aos autores a publicação de um livro individual profissional ao final do curso.


20/10/2022