Notícias

Lu Aranha lança a distopia feminista Filhas da Terra


No final de maio, Lu Aranha, lançou Filhas da Terra em Porto Alegre.A autora, que já publicou mais de 30 títulos em diversos gêneros, apresenta nesta obra uma distopia feminista que mistura realidade e ficção para retratar a violência contra as mulheres. Além de escritora, Lu Aranha é professora, jornalista e blogueira. Semifinalista do Prêmio Sesc de Literatura em 2017, desde 2020 ministra aulas sobre o ofício da escrita.
 

 

No novo livro, vivenciamos as mais diversas situações de violência contra a mulher, num cenário bem realista e contemporâneo através da vida de seis personagens: Lilith, Eva, Madalena, Joana, Anita e Mariele. Quanto ao público, Lu afirma que o livro é para mulheres, das mais variadas faixas etárias e situações socioeconômicas. Mas lembra que ele também pode (e deve!) ser lido por homens, afinal a igualdade de gêneros não é uma luta apenas das mulheres. A autora conta que Margareth Atwood com certeza é a maior influência desse livro, mas também Annie Ernaux, Marise Condé, Carolina de Jesus, Julia Almeida e tantas outras silenciadas ao longo da história e que tratam da condição de ser mulher.
 
Lu Aranha conta a importância da Metamorfose na sua carreira como escritora: “A Metamorfose e o curso de formação abriram muitas portas para mim. Quando decidi dar um pontapé na carreira de quinze anos para escrever minhas histórias, uma das primeiras oficinas que fiz foi a online. Na época, morando em Manaus, era a única possibilidade, então quando voltei a morar em Porto Alegre, minha primeira ação nesse sentido, foi me matricular no formação presencial. Nem existia o virtual ainda. Mas minha turma foi interrompida pela pandemia. Ficaram os amigos, os contatos e a insistência do Marcelo (sempre agradecerei a ele por não desistir de mim), para dar uma aula no novo formato estabelecido na reclusão. E de lá para cá, são tantas parcerias, que ao pensar em voltar a fazer eventos e publicar de forma física, escolher a Metamorfose para me apoiar no processo, foi óbvio.”
 
A autora montou uma estratégia para que Filhas da Terra chegasse nas mãos de algumas personalidades que a inspiraram. Entre elas A presidenta Dilma Roussef, Luciana Genro, Bruna Rodrigues, entre outras. “Acordei de manhã e vi que meu livro havia atravessado continentes. Os ebooks sempre tiveram esse poder, pelos relatórios da Amazon sei que tenho leitores em todos os cantos do mundo, mas na China e um livro impresso, foi a primeira vez! Ainda mais estando nas mãos da única mulher que governou esse país e é sinônimo de resiliência, que no fundo é sobre o que fala o livro: como nós seguimos, como apesar de toda a violência que sofremos como mulheres, prosseguimos. Foi sensacional.”
 
Os próximos títulos são sobre temáticas diferentes. Lu Aranha já tem um novo livro pronto sem data para publicação. “Eu era a sua falta” trata de maternidade, abandono e luto. No próximo projeto, volta para a literatura erótica, com um livro que está planejado especialmente para as fãs, chamado SexRoom. “Desse podemos esperar cenas quentes, um enredo cheio de contratempos, muita marra e uma mocinha dominadora”.

28/06/2023