Notícias

Rachel Baccarini lança seu primeiro livro e já está trabalhando no próximo


Rachel Baccarini lançou seu primeiro livro individual no dia 29 de julho, na Livraria Leitura do BH Shopping. A outra margem é um livro de contos curtos, todos sobre a África, principalmente Moçambique, onde trabalhou por quase dois anos. A autora já está rascunhando um próximo livro, dessa vez um romance.

Sobre A outra margem, Raquel explica:

“Muitas são histórias reais que eu ouvi ou participei enquanto trabalhava lá, com toque de ficção. Outros são pura ficção. Procurei escrever da forma como escutei as pessoas falando em Moçambique. Moçambique é cercado por países que falam inglês e eles usam muitas palavras em inglês, de forma bem natural e com um sotaque específico. Ao mesmo tempo, o português de lá é de Portugal, com um sotaque e palavras típicas.

Em alguns contos, a influência da forma de escrita de Mia Couto e Guimarães Rosa predominou, com alguns neologismos e palavras que poderiam estar na boca do sertanejo ou do africano lusófono de Angola, Moçambique ou São Tomé e Príncipe.

Eu queria que a capa mostrasse a ligação profunda que existe entre Brasil e África e fizesse menção a milhares de anos atrás, quando a costa do Brasil e da África eram ligadas num único continente. Ao mesmo tempo, a capa deveria também remeter ao último conto que dá nome ao livro. A tudo isso se somam as cores quentes africanas, o que deixou a capa bastante atraente e com o significado implícito.”

Este primeiro livro começou a ser escrito no final do Curso de Formação de Escritores, o que, segundo Rachel, foi essencial para que tivesse os fundamentos básicos da escrita, o apoio da editora e a clareza de que poderia ousar com um primeiro livro.


03/08/2023