Notícias

Jonattan Rodriguez Castelli lança Olhos lilases


Jonattan Rodriguez Castelli lançou Olhos lilases no dia 23 de setembro, em Ponta Porã, numa “noite regada a chope, risadas e conversas sobre literatura e afins”. A publicação da obra foi viabilizada através Financiamento Coletivo. Foram vendidos 120 exemplares de forma antecipada.

Olhos Lilases é uma coletânea de dezenove contos que abordam questões sociais, como desigualdade, racismo, misoginia e seus efeitos nas pessoas. O título do livro é uma homenagem ao livro Olhos d`água, de Conceição Evaristo.

“As histórias que o compõem dialogam com outros autores e obras (como o conto de abertura, imaginado como um caso similar a “um moço muito branco” de Guimarães Rosa, só que no sul do país e sem a inventividade linguística que lhe é característica). Outros contos fazem referências a filmes, músicas e outros elementos da cultura pop, como por exemplo uma música de Nei Lisboa ou o filme “Uma linda mulher”. Nesse sentido, é um livro bastante diversificado. A narrativa é polifônica, variando narração em terceira pessoa com narradores em primeira pessoa; esses últimos de diferentes origens sociais, gêneros, sexualidade, etnias e com motivações distintas. Sendo que tentei dar aos protagonistas uma certa tridimensionalidade a fim de fugir de maniqueísmos.”

Os planos literários de Jonattan incluem a sua participação na Feira Literária de Dourados, a publicação de um novo livro de contos dentro de dois ou três anos e de um romance. Segundo o autor, o Curso de Formação de Escritores o ajudou a aprimorar a sua escrita e o ensinou como organizar uma história e construir um projeto de livro literário.


28/09/2023