Notícias

Evento O Negócio do Livro mistura sustentabilidade e mercado literário


No dia 22 de setembro, foi realizado o evento “O Negócio do Livro” na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, abordando a sustentabilidade e o mercado literário. Promovido pelo Clube dos Editores, do qual a Editora Metamorfose faz parte, o evento contou com diversas palestras que abrangeram várias vertentes sobre o assunto.

A palestra “Sustentabilidade econômica e pequenas editoras”, com Tomaz Adour, contou com diversas dicas para editoras pequenas e autores independentes. O presidente da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras Independentes) afirmou que uma das forças da literatura nacional são os autores nacionais, já que os brasileiros se interessam por literatura regional, ajudando as editoras a criarem um catálogo e evitando que os livros fiquem parados no estoque. Além disso, ele ressalta a importância da impressão por demanda para evitar custos desnecessários e auxiliando que os livros não fiquem parados na editora.

Outra palestra importante para autores foi “Modelos de investimento: financiamento coletivo” com Amorina. A palestrante trabalha em diversas campanhas de financiamento coletivo e deu algumas dicas para quem pretende utilizar esse método, como separar uma hora do dia para conversar com as pessoas, conseguir 10% do valor em 24 horas e divulgar um valor menor do que é o esperado arrecadar, assim pode-se dizer que o financiamento coletivo arrecadou mais de 100% se der certo.

Também teve as palestras “Impressão Sob Demanda: sustentabilidade e mais oportunidades para seu catálogo”, com Simei Junior (Head de PoD na Bookwire), “Mercado editorial e acessibilidade”, com Barbara Carvalho e Bruno Rocha, funcionários na Fundação Dorina Nowill para Cegos e “Alternativas sustentáveis em embalagens para o mercado editorial”, com Ricardo Satre e Cristiane Ferrari Zeni, que trabalham na Mudrá Design.


03/10/2023