Notícias

Elenilto Saldanha Damasceno lança seu livro Curta ficção


Elenilto Saldanha Damasceno publicou Curta ficção, uma coletânea de vinte contos inéditos e oito contos publicados anteriormente que dialogam com a realidade cotidiana, com memórias e histórias de vida e com a tradição cultural. O livro é a segunda obra individual do autor, mas é a sua estreia na escrita de ficção literária.

No período de pré-venda, foram vendidos 120 exemplares e foram reservados 80 para as vendas diretas ao público nas Feiras do Livro de São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre e para doações a algumas bibliotecas públicas, escolares e a alguns apoiadores na divulgação. O lançamento ocorreu na Feira do Livro de São Leopoldo.

 

“Foi um dia muito especial, pois para mim é muito importante participar como escritor da Feira do Livro da cidade onde nasci e sempre vivi, ainda mais com o lançamento de um livro. A arte da capa do livro, que é linda, foi produzida por uma ex-aluna, a agora artista visual Lorena Toniolo. Ela também estava muito feliz e emocionada. Outros dois ex-alunos muito queridos também compareceram. O momento em que conversamos e nos abraçamos foi muito emocionante e marcante, foi a confirmação de que minha atuação como educador valeu a pena, porque nos tornamos amigos.”

O autor vai aguardar a repercussão de “Curta ficção” para definir, posteriormente, se vai se dedicar à produção de uma nova coletânea de contos ou à produção de um romance. Outra possibilidade é selecionar e organizar os textos publicados para os sites Artistas Gaúchos e Escrita Criativa e para a revista Paranhana Literário. Seria uma nova aposta em uma obra não ficcional, uma vez que o primeiro livro individual, “Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis”, teve boa recepção crítica e foi finalista do Prêmio AGES 2022 na categoria não ficção.

Elenilto ressalta que o Curso de Formação de Escritores e a Editora Metamorfose foram a base para a publicação de seu livro.

“A elaboração do projeto para publicação do livro e o desenvolvimento de todo o projeto editorial foram muito organizados, precisos e tranquilos, e tudo foi realizado conforme o que foi planejado. O curso, de fato, transformou-me de escritor em formação em escritor em ação.”


05/10/2023