Notícias

Marta Leiria reúne mais de 100 pessoas no lançamento do seu segundo livro solo


O Inventário de fomes cotidianas foi lançado no dia 22 de setembro no Institulo Ling na presença de mais de 100 pessoas. Dentre elas estava o jornalista Luís Dill, que entrevistou a autora para a FM Cultura, Programa Tons e Letras e o jornalista Ivan Mattos que fez matéria com foto do lançamento em sua coluna do Jornal do Comércio.

“Tive a oportunidade não só de autografar, mas de conversar com cada um dos que foram prestigiar o lançamento. A fila estava longa e a sessão de autógrafos durou das 19h até depois das 22h de uma sexta-feira chuvosa. E os autógrafos continuam para além daquele dia. Tenho recebido muitas encomendas!”

Além dos jornalistas que estiveram na sessão de autógrafos, Tânia Carvalho comentou sobre várias crônicas no Programa Supersábado da Rádio Gaúcha, Jaime Cimenti destacou a obra no “Caderno Livros” do Jornal do Comércio nos dias 6, 7 e 8 de outubro e Nestor Hein também divulgou o lançamento na rádio Guaíba no dia 9 de outubro.

O primeiro livro individual reúne crônicas escritas entre 2012 e 2019. Já o segundo livro solo é uma seleção de crônicas confessionais, contos e minidizeres escritos nos últimos quatro anos.

“Montei um cardápio variado de acontecimentos, desacontecimentos, personagens e reflexões reunidos através de sabores, aflições, descobertas. São textos escritos e reescritos sob a revisão de olhares atentos de professores e colegas de oficinas de escrita criativa. O leitor pode esperar, da minha parte, um pacto de honestidade, como salienta o escritor e jornalista Vitor Diel ao apresentar o livro. Para não trapacear comigo mesma e com o leitor, escolho criteriosamente as minhas pautas, sobre as quais tenho coragem de escrever. Em relação a alguns temas, recorro à verdade que só a ficção pode, sem ferir suscetibilidades, revelar.”

A autora conta que lê de tudo, especialmente prosa ficcional: Rubem Fonseca, Isabel Allende, Philip Roth, Carla Madeira, Helena Ferrante, além de clássicos da literatura, e também aprecia ler filósofos clássicos e contemporâneos. Marta revela que já está anotando diversas ideias, em uma pasta, para os próximos textos que pretende começar a escrever em 2024.


11/11/2023