Notícias

Curso Online de Formação de Escritores com inscrições abertas para 2024


O Curso Online de Formação de Escritores está com inscrições abertas para as turmas que iniciam em março de 2024. No próximo ano, o curso contará com os seguintes módulos inéditos:

Como manter sua história interessante do início ao fim: técnicas para a escrita de narrativas longas, com Wlange Keindé. Ela é escritora, cientista social, mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e youtuber. Seu canal Ficçomos está no ar desde 2014 e tem mais de 170 mil seguidores. É um canal para escritores que desejam aprender técnicas de escrita, entender como funciona o mercado editorial e pensar a literatura do ponto de vista de quem a cria.

Lendo como Escritor e Por que ler os clássicos, com Elenilto Saldanha Damasceno. Ele é escritor, professor, jornalista e revisor. É mestre em Letras / Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira pela UFRGS e graduado em Letras e Jornalismo pela Unisinos. É autor de Curta ficção (Metamorfose, 2023) e de Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis (Dialética, 2021), com o qual foi finalista do Prêmio AGES 2022 na categoria não ficção. Também foi finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2021 na categoria conto. Egresso do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose, também atua como revisor da Editora e participou como escritor em cinco coletâneas de contos. É professor de Língua Portuguesa e de Literatura na Fundação Liberato e colunista nos sites Artistas Gaúchos e Escrita Criativa e na revista digital Paranhana Literário. 

É filme de criança, mas eu adoro: a escrita para crianças a partir de filmes infantis, com Alex Ribondi. Ele é Diretor de Audiovisual e roteirista formado em Comunicação pela UnB. Durante sua trajetória literária, se experimentou na poesia, no miniconto e no conto, assim como já se aventurou pelo teatro escrevendo a peça “O homem que cheirava flores”. Alex já publicou seus textos no caderno Pensar, do Correio Braziliense. Ultimamente, tem se aprofundado em estudos de roteiro e de criações narrativas, especialmente para o público infantil e infanto-juvenil. Ribondi se interessa por narrativas longas e os gêneros fantasia, ficção científica e terror são os que mais o atraem. 

Desde 2015 ocorrendo de forma ininterrupta e com mais de 530 alunos formados, o curso é realizado em formato online, utilizando a transmissão de aulas semanais ao vivo (síncronas) feitas exclusivamente para os alunos matriculados nesta modalidade, além da disponibilização de vasto material multimídia e textos lidos e comentados por escritores profissionais. As turmas têm um número de alunos que permite a participação efetiva e o diálogo com o professor. E caso o aluno perca alguma aula ao vivo, pode assistir à gravação posteriormente.

O curso promove o contato com escritores profissionais reconhecidos, tornando-se uma experiência completa e transformadora para quem gosta de escrever, deseja publicar um livro ou trabalhar com a escrita. Criado e dirigido pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding, o corpo docente do curso conta com autores reconhecidos e premiados nacionalmente, como Celso Sisto; profissionais do mercado editorial, como Luísa Aranha; professores de Escrita Criativa com anos de experiência com oficinas, como Rubem Penz, Duda Falcão e Ana Mello; jovens talentos formados pela principal faculdade de Escrita Criativa do país, a PUCRS, como Gustavo Czekster e Julia Dantas; professoras do Instituto de Letras da UFRGS, como Jane Tutikian e Márcia Ivana de Lima e Silva; além de egressos do próprio curso, que já têm uma carreira de escritor iniciada, como Tônio Caetano e Bruna Agra Tessuto.

Além das aulas, ao longo do curso cada participante participará de coletânea paga pela própria editora e produzirá um livro individual, do gênero que escolher, e este livro, ao final do curso, poderá ser publicado pela Editora Metamorfose. Já foram mais de 250 livros publicados nestes anos de curso. Ou seja, é a grande chance de publicar um livro individual com uma formação adequada para isso.

Para mais informações: www.formacaodeescritores.com.br/cursoonline


18/12/2023