O livro relata as histórias vividas e causos ouvidos por um menino sertanejo que passou a infância em uma pequena localidade de um município na região norte do Ceará. São histórias de uma meninice em muito igual a de muitas outras crianças nordestinas nascidas na mesma época, os anos 1950.
A narrativa, subsidiada pelas aventuras reais do personagem, não tem a pretensão de retratar com exatidão pessoas e lugares, mas mostrar de maneira bem-humorada acontecimentos que marcaram a infância do menino José Arteiro, que traz no nome uma de suas principais características.
Marlene Marques Ávila é cearense, apaixonada por literatura, leitora assídua desde criança, sempre gostou de escrever – diário, cartas, poesia. Foi professora da Universidade Estadual do Ceará nas áreas de Nutrição e Saúde Coletiva. Atualmente dedica-se a aperfeiçoar sua escrita. Fazer esta incursão tardia como escritora, embora desafiador, é um exercício prazeroso.
A autora publicou em 2019, em coautoria, o livro Em busca do campo de estrelas, inspirado na experiência de fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Em 2024 publicou pela Editora Metamorfose a crônica A andarilha, na coletânea “As vidas que ninguém vê”. Publica semanalmente crônicas, contos e pontos de vista no site marlenemarquesavila.com.br.
Entre em contato com a autora pelo email marquesavilamarlene@gmail.com ou pelo WhatsApp 85-98797-1830 para adquirir o livro