O Garoto de Ouro

Livro em Produção

O Garoto de Ouro conta a história de Bráulio, o craque que dividiu o Rio Grande e inspirou uma geração. Nas palavras de Paulo Roberto Falcão:

"Bráulio foi meu ídolo. Quando eu era menino fui ver um jogo do time juvenil do Inter no campo do Grêmio Esportivo Veronese, de Canoas, onde eu morava. Fiquei encantado com o que Bráulio e Chorinho faziam com a bola. Anos depois, tive a oportunidade de conhecê-lo, eu nas categorias de base do Inter e ele como profissional, jogando com Carbone e Paulo César Carpegiani. Foi uma de minhas inspirações, pela técnica absurda, pelo domínio de bola e pelos lançamentos precisos. Ele deixava o centroavante na cara do gol. Quando comecei a subir para o time principal tive a oportunidade de jogar uma ou duas vezes com Bráulio.

Bráulio não era propriamente um goleador, mas certamente seria um dos maiores artilheiros do seu tempo se fossem contadas as assistências que ele deu para os que marcaram. Mas também fazia gols bonitos e importantes. Além disso, encantava o torcedor com sua habilidade para driblar, aplicar chapéus e habilitar os companheiros para as conclusões.

Este livro, portanto, não é apenas a biografia de um jogador de futebol. É, acima de tudo, a história de um artista da bola, que jogava bonito, levava alegria aos estádios e deixava o torcedor feliz. Foi uma honra ter sido seu colega de clube e de ofício."

Leonardo Romero de Lima praticamente nasceu dentro de um campo de futebol. Desde os dois anos acompanhava o pai no America, Botafogo, Coritiba e Universidad de Chile. Conviveu com craques e grandes jornalistas esportivos, vivenciando os bastidores da bola e guardando na memória as histórias da boleiragem. Jogou nas categorias de base do Internacional até os 17 anos, quando passou a cursar Direito, formando-se em 1999. Por causa da profissão, desenvolveu gosto pela escrita, sendo autor de diversos artigos jurídicos, culminando com a publicação do livro "A Tributação Sobre Precatórios" e a participação na coletânea "Contos do Mar".

Em 2017, incentivado pelo então sócio e advogado colorado Fabiano Neme, encarou o desafio de escrever a biografia do craque Bráulio Barbosa de Lima, seu pai. Depois de quase 8 anos de entrevistas e pesquisas em museus e veículos de comunicação, de inúmeras releituras e reescritas, o projeto se manteve vivo, sendo finalizado agora em 2024.