Ela disse sim

Ela disse sim tem uma estrutura inovadora. A narrativa tem tempos bem-sinalizados e conta as histórias das relações entre mulheres da mesma família que precisavam dizer “Sim”, uma estratégia de sobrevivência, dentro de uma sociedade patriarcal. Mas entre os vários “sins” surgem novas possibilidades. O estilo de escrita é fluido, marcado pelas aventuras de Quiqui, pelas dores de Marina e pela coragem de Clara e de Luna, a surpresa deste romance.

Quitéria passou sua juventude na década de 40 do século XX. Foi criada pela madrasta e casou-se cedo. Enfrentou a vida sempre de cabeça erguida, errou, caiu, mas se levantou todas as vezes, acreditando sempre no destino.

Marina é a caçula de Quitéria. Fazia de tudo para ter o reconhecimento de sua mãe. Casou-se para se livrar de uma vida de medo e nessa nova relação sofreu novas humilhações. Clara é a filha de Marina e tem um equilíbrio emocional que faltava em sua mãe e ela vai quebrar ciclos. Clara é quem será o apoio e o motivo para que sua mãe diga sim para a vida. Já dona Quitéria é a chave para que ambas possam encarar a vida e entenderem alguns mistérios, conseguindo se conectar ainda mais uma com a outra.

Ela disse sim vai te surpreender e te levar para um mundo de muitos questionamentos e possíveis identificações. Afinal, quem já não se viu repetindo as histórias de seus pais? Quem conseguiu quebrar os ciclos que teimam em se repetir nas nossas vidas?

Kátia Simone Muller Dickel é uma escritora leopoldense, professora de Espanhol na rede estadual do RS, formada em Letras Português/Espanhol pela Unisinos e Mestre em Educação pela UFRGS. Fez dois cursos de Formação de Escritores, um pela Unisinos e outro pela editora Metamorfose. Lançou, em 2023, o “Ela disse não”, seu primeiro livro de contos com uma temática relevante: violência contra mulher.

“Ela disse sim” é seu segundo livro, atendendo aos pedidos dos(as) leitores(as) que queriam continuar lendo sua escrita envolvente. Seu estilo de escrita continua levantando reflexões, buscando despertar o gosto pela leitura com pitadas de mistério, de romance, de drama e de sensualidade.