Notícias

II Edital de publicação de livro da Editora Metamorfose para participantes do Curso de Formação de Escritores


A Metamorfose Cursos e Editora, com o objetivo de fomentar a produção literária dos participantes do Curso Livre de Formação de Escritores, apresenta o II Edital para Publicação de Livro da Editora Metamorfose.
 
Poderão participar alunos ativos ou formados do Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose que não tenham publicado livros pela Editora. No caso de alunos ativos, é preciso que tenham frequentado pelo menos 75% do curso e estejam com todas as prestações do curso pagas ou agendadas. Autores que já publicaram pela editora entrem em contato por email caso tenham novo original para análise.
 
A partir dos critérios de correção do texto, qualidade literária, viabilidade comercial do projeto e originalidade, serão selecionados pelo menos 10 (dez) projetos que receberão investimento compartilhado da Editora Metamorfose. Além disso, podem ser aprovados projetos nas modalidades coaching e apenas leitura crítica.
 
 
Das modalidades
 
Caso o projeto seja aceito na modalidade investimento compartilhado, o autor deve garantir a compra de 100 exemplares do livro após o lançamento caso essa quantidade não seja vendida até o dia do lançamento (complementando o valor apenas da quantidade não vendida; por exemplo, se forem vendidos 50 exemplares, o autor compra outros 50; se forem vendidos 70, o autor compra pelo menos 30; se forem vendidos 100, o autor não precisa desembolsar nenhum valor). O valor será definido a partir do número de páginas e custo de impressão, sendo o máximo 200 páginas de livro. O contrato de publicação prevê cessão dos direitos autorais por 3 (três) anos ou 300 exemplares, o que for mais rápido. Se o autor desejar, pode ser feito crowdfunding, e o valor arrecadado será abatido da compra garantida.
 
A modalidade coaching requer investimento total do autor na edição de 300 exemplares (valores serão combinados de acordo com número de páginas do livro), mas o autor contará com supervisão capítulo a capítulo ao longo do processo de escrita. Esse acompanhamento será feito por profissional acordado entre as partes. O contrato de publicação, nesse caso, mantém os direitos autorais com o autor.
 
A modalidade apenas leitura crítica é para autores inéditos que não podem investir na produção do livro, mas têm um texto pronto com até 80 páginas de Word (fonte tamanho 12, espaço 1,5). Caso seu texto seja aprovado nesta modalidade, será feito contrato de preferência da Editora Metamorfose para editá-lo por 6 (seis) meses e será feita a leitura do original na íntegra. Ao final, caso a Editora opte por não editá-lo, será feito um parecer recomendando-o ou não à publicação para que você apresente a outra editora. Serão aprovados no máximo 3 (três) projetos nessa modalidade neste edital.
 
 
Das inscrições
 
As inscrições deverão ser realizadas a partir da entrega dos seguintes arquivos impressos na própria sede da Metamorfose de 05 de junho a 19 de julho de 2018, nas terças ou quintas-feiras, além de seu envio por email:
 
> Projeto de publicação (clique aqui para baixar o modelo);
> Em caso de narrativa longa, planejamento da história (clique aqui para baixar o modelo);
> Primeiras 10 páginas do livro.
 
Considere que os autores dos projetos selecionados deverão entregar o texto completo do livro até 120 dias depois da divulgação do resultado, que será feita até 05 de outubro de 2018, sendo que trabalhos recebidos antes terão prioridade de edição.
 
Não há taxa de inscrição neste edital e a participação no edital não indica que o autor concorda com eventuais valores de investimento, combinações nesse sentido serão feitos individualmente após aceite do projeto.
 
 
Da divulgação dos resultados
 
A lista dos livros aceitos será divulgada, sem discriminação da modalidade, que será informada ao autor por email. A Editora Metamorfose se reserva ao direito de solicitar informações complementares aos autores dos projetos. Tal solicitação será feita por email.
 
Os autores dos projetos que não forem contemplados receberão email com justificativa da Editora Metamorfose e poderão inscrever seus projetos com modificações ou novos projetos no próximo edital, previsto para ser lançado no final de 2018.
 

> Confira os livros já publicados pelo Curso Livre de Formação de Escritores
 

13/07/2018