Notícias

VIII Edital de publicação de livro da Editora Metamorfose para participantes do Curso de Formação de Escritores


A Metamorfose Cursos e Editora, com o objetivo de viabilizar a publicação de livros dos participantes do Curso Livre de Formação de Escritores, apresenta o VIII Edital para Publicação de Livro da Editora Metamorfose, para livros a serem publicados em 2024. Poderão participar alunos ativos ou ex-alunos formados do Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose. No caso de alunos ativos, é preciso que tenham feito pelo menos dois terços do curso e estejam e se mantenham em dia com as prestações do curso até a data de publicação do livro.

Para participar deste edital, basta enviar até dia 31 de dezembro de 2023 para o email marcelo@editorametamorfose.com.br um projeto de publicação do livro (clique aqui para baixar o modelo) juntamente com 10 páginas do livro.

Não há nenhum custo para participar deste edital, depois de aprovados pela editora o projeto e o começo do texto é que enviaremos uma ideia de custos para produção do seu livro (de acordo com seu projeto) e, caso você concorde, iniciará o processo de edição do livro propriamente dito. Na entrega dos originais finalizados do livro, eles serão enviados à editora, que - mesmo após aprovação do projeto - irá fazer uma análise e pode pedir modificações, sempre visando a publicação de livros de qualidade, sem expor autores ou editora.

A Editora Metamorfose acredita que os autores devem permanecer com os direitos autorais e patrimoniais do seu livro, para que possam gerir com total liberdade o texto após a publicação, além de ficarem com eventuais retornos financeiros. Além disso, acreditamos que os autores só devem investir na publicação de livros impressos se acreditarem que consigam vender pelo menos 120 exemplares, por isso oferece um sistema de financiamento coletivo (crowdfunding).

No sistema de financiamento coletivo, o autor investe R$ 1000,00 para que seja feita uma primeira leitura/edição do texto e a criação de uma capa. Isso é importante para que possa se lançar a campanha de financiamento coletivo, com cotas que serão planejadas em parceria entre o autor e a editora. Caso o autor não atinja sua meta e desista de fazer o livro impresso, terá um texto editado e uma capa, o que lhe permite publicar o livro como e-book na Amazon, enviar para algum concurso, para outra editora ou publicar no formato de impressão sob demanda. Caso o autor atinja a meta e faça o livro impresso, o valor já pago para o financiamento coletivo é descontado do orçamento total de produção do livro.
 
Os autores que optarem por investir integralmente na produção do livro sem fazer antes o Financiamento Coletivo também podem se inscrever neste edital e indicar esta opção no projeto de publicação (a inscrição no Edital não significa que o autor esteja assumindo qualquer compromisso financeiro com a Editora, é apenas uma manifestação de interesse, depois de aprovado o projeto é que será enviado orçamento e celebrado um contrato entre as partes).

A Editora tem até 30 dias após o envio do projeto para responder se ele está aprovado ou precisa de alguma alteração e deve ser reapresentado, a partir dos critérios de correção, qualidade e originalidade. Projetos ou originais que não forem aprovados podem ser reapresentados em até 30 (trinta) dias, sem necessidade de aguardar novo edital.

Para que sejam lançados ainda em 2024, considere que os autores dos projetos selecionados deverão entregar o texto completo do livro até 30 de maio de 2024, sendo que trabalhos recebidos antes terão prioridade de edição.

Para autores de Porto Alegre e região, a Editora irá oferecer a possibilidade de o autor participar de uma sessão de lançamento do livro com outros autores, em local e data sob decisão e organização da Editora. O frete dos livros, para autores que não puderem buscá-los na editora, é por conta do autor.
 
Não há taxa de inscrição neste edital e a participação no edital não indica que o autor concorda com eventuais valores de investimento, combinações nesse sentido serão feitas individualmente após aceite do projeto.
 
A Editora Metamorfose se reserva o direito de solicitar informações complementares aos autores dos projetos. Tal solicitação será feita por email.
 

> Confira os livros já publicados pela Editora Metamorfose

14/10/2022