Notícias

Airton Ortiz lança edição comemorativa de seu primeiro livro na 65ª Feira do Livro


 
Em comemoração aos 20 anos da publicação de Aventura no topo da África, seu primeiro livro, Airton Ortiz autografa edição especial pela Editora Metamorfose dia 5 de novembro, às 17h30, na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Um pouco antes, às 16h30, o autor faz no CCCEV palestra ilustrada sobre a expedição que originou a obra.
 
 
O sucesso do lançamento de Aventura no topo da África pela Editora Record (Rio de Janeiro) em 1999 permitiu ao escritor se dedicar com exclusividade à literatura de viagem, tornando-se o principal autor brasileiro no gênero, e começou a consolidar seu nome como criador do Jornalismo de Aventura.
Em Aventura no topo da África (Editora Metamorfose, 224 páginas), o escritor gaúcho compartilha mais do que a narrativa: engloba as informações geográficas e históricas, as dúvidas que o assolaram, as suas sensações sinceras e a experiência de sair do Brasil e chegar ao céu do continente, numa obra que resistiu ao tempo, instigante e atual.
 
Antes de chegar no cume nevado do monte Kilimanjaro – o ponto mais alto do continente africano, com 5.895 metros de altitude e dez graus negativos ─, o leitor passa pela África do Sul, Suazilândia, Moçambique, Tanzânia e pelos safáris dos parques nacionais, até começar a escalada de uma das montanhas mais interessantes do mundo.
 
A reportagem histórica e política de cada local visitado se mistura com as aventuras vividas pelo autor. Ora o tema é segregação racial, independência ou monarquias, ora é o caso de um assalto que o fez perder seus cartões de crédito. Minas terrestres e misturas linguísticas ou um gavião que atirou seu óculos para longe. Entre búfalos e leões, baobás, vulcões e a nascente do rio Nilo. E o dia a dia da escalada, trecho por trecho, até chegar ao pico nevado do Kilimanjaro.
 
ORTIZ ORGANIZA EXPEDIÇÃO CULTURAL PARA A ÁFRICA
 
 
20 anos depois,Ortiz vai compartilhar a experiência com o leitor que estiver disposto a ir além das páginas do livro Aventura no topo da África, vivenciando parte do passeio. O escritor está organizando a Expedição Cultural Aventura no topo da África, um safári guiado por ele com vinte expedicionários para refazer os passos da jornada que deu origem ao livro.
 
A viagem será realizada em duas semanas de agosto de 2020 e percorrerá as savanas do Quênia e Tanzânia, indo desde o Parque Nacional Monte Kilimanjaro (sem incluir a escalada) até o lago Vitória, na fronteira com Uganda. Por fim, terminará na ilha de Zanzibar. Os passeios serão realizados em jipes com motoristas e guias locais e os equipamentos de camping e trekking estão incluídos no pacote.
Interessados em participar pode entrar em contato com Atenas Turismo pelo telefone 51-99105.2075.
 
SOBRE O AUTOR
 
Com 22 livros publicados – entre reportagens, crônicas e romances -, Airton Ortiz ganhou o Prêmio ARI de Jornalismo Cultural e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, atualmente Ortiz dedica seu tempo a viajar pelo mundo em busca de histórias interessantes e personagens extraordinários. 
 
 
Serviço:
Palestra
5 de novembro, às 16h30 no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223)
 
Sessão de autógrafos
5 de novembro, às 17h30
Editora Metamorfose
224 páginas
R$ 39,00 (Feira do livro: R$ 30,00)

17/10/2019