Notícias

Gabriel Moura estreia na Feira do Livro de Porto Alegre com “Anéis de Saturno”


No dia 03 de novembro, às 17h30, Gabriel Moura lançará “Anéis de Saturno”, seu primeiro livro individual, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Gabriel nasceu em Porto Alegre, em 1988. Cursou Letras pela UFRGS e formou-se em Direito pela PUCRS. Participou das oficinas literárias dos escritores Charles Kiefer, Ana Mello e Daniel Galera. Formou-se no Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose em 2018. Participou das coletâneas “Contos de Mochila” e “Planeta Fantástico”.

Em Anéis de Saturno, Felipe, o protagonista, após morar no Rio de Janeiro por muitos anos, telefona para a casa do pai, em Porto Alegre e descobre que seu genitor será submetido a uma cirurgia delicada. Decide, então, voltar à cidade natal antes que seja tarde. Nesta jornada, Felipe enfrentará velhos fantasmas, resgatará memórias perdidas e lutará para fortalecer os laços afetivos.

O autor conta que iniciou o livro com um conjunto de contos sobre luto, já que recém tinha perdido sua avó e estava tendo que lidar com esse sentimento. Com o tempo, a ideia de falar sobre luto foi se transformando, tornou-se uma história sobre a relação de um pai e um filho, deste filho com a madrasta. Com isto, Gabriel pôde abordar temas de seu interesse como luto, família, sexualidade, recomeços e perdão.

O Curso de Formação de Escritores da Metamorfose foi muito importante para Gabriel. Ele já possuía um livro incompleto e, segundo ele, com a ajuda de colegas e de Marcelo Spalding, optou pela melhor voz para o narrador do livro, o ponto de vista em primeira pessoa, o que modificou de forma relevante seu projeto. “Também no curso aprendi a cortar trechos desnecessários, a valorizar meu trabalho, e pude me relacionar com outros escritores e fazer amizades”. E complementa: “escrever é permitir que a minha criatividade trabalhe, é ser livre, o que me dá grande prazer. Escrever também é a possibilidade de contar histórias ainda não ditas, com a qual, talvez, alguém se identifique. Por fim, escrever é dar vazão a sentimentos. Acabo trabalhando meus demônios e angústias, descobrindo a mim mesmo e evoluindo como pessoa. É uma metamorfose”.

Os exemplares de Anel de Saturno poderão ser adquiridos no estande da editora, localizado na banca 3, na Rua dos Andradas, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Serviço:

O que?Lançamento do livro Anéis de Saturno
Quem? Gabriel Moura
Quando? 03/11, às 17h30
Onde?Praça de Autógrafos, Feira do Livro de Porto Alegre

Ficha técnica
Autor: Gabriel Moura
Ano: 2019
Gênero: narrativa longa
Editora Metamorfose
Contato do autor: gabrielmattedemoura@gmail.com


23/10/2019