Notícias

Artista Plástica lança seu quarto livro, “Amnésia de Sofia”, na Feira do Livro de Porto Alegre


No dia 8 de novembro, às 17h30, a artista plástica e escritora, Verena Rogowski Becker, lançará o seu quarto livro, “Amnésia de Sofia”, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Verena Rogowski Beckerpublicou o seu primeiro livro com tipografia autônoma: “Janelas da Criatividade”, em 2006. Participou de vários concursos de poesias e contos e foi premiada várias vezes. Participou de "Cidades Indizíveis", “Antologias do Centro de Escritores de São Lourenço do Sul” e de “Mulheres e Asas: Borboletas em verso”, este lançado na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2008. Lançou seu último livro romance-ficção: “O Mistério da Lança de Sepé Tiaraju” – Porque essa terra tinha donos, em 2014. Em 2019, Verena assumiu a Cadeira nº 24 – Da academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana – AIL.

Amnésia de Sofiaé um romance sobre uma artista plástica que perde a memória de forma suspeita. Uma vida que se desfaz num branco total pode se refazer ou não nas curvas do destino e de uma viagem a Portugal. Nessa aventura, depara-se com um novo amor e passa por momentos críticos, engraçados e românticos. O mistério sobre o que lhe causou a amnésia, uma tentativa de assassinato e perigos que a rodeiam são os delicados fios da trama. A personagem tem novas vivências e experiências no seu trabalho e na sua vida, fazendo dela uma nova mulher, cheia de expectativas, medos e angustias. Na Ilha da Madeira, pinta o mar, veleiros, barcos, crianças e flores com frequência e, às vezes, com certa demência. O retorno de sua memória depende dos segredos envoltos em mantos do passado, lembrar ou não são dúvidas que assustam a personagem.

Para a autora, “Amnésia de Sofia” é um livro diferente: “Acredito que me fez crescer como escritora”. Tornar viável uma personagem sem memórias marcou a escrita desde o início. Verena conta que algumas entrevistas com pessoas que tiveram episódios de amnésia enriqueceram a história. Diz que foram três anos e meio para aprender a colocar um assunto real numa história fictícia e concretizar o desejo de tornar público, em um romance, um assunto que é muito comum acontecer.

Para Verena, escrever se tornou um compromisso com as pessoas que a rodeiam, que leem o que ela escreve em seu site ou que compram os seus livros.

A escritora acredita que gostar de ler e ler muito a levou a escrever. “Escutar minha avó paterna contar as histórias da sua vida além mar, como dizia, formaram a primeira base para que imagens ‘minhocassem’ meus pensamentos.” O desafio da escritora foi aprender a língua portuguesa, já que a sua língua materna é alemã. “Com o passar dos anos tirei da gaveta muitos papéis amarelados com poesias, contos, histórias e alguns relatos, senti a necessidade de reescrevê-los. Escrevi, mas não me pareceu bom. Fiz diversos cursos sobre escrita e literatura e escrevi novamente, melhorou. Arrisquei novos cursos e hoje contos, crônicas e histórias fazem parte da minha vida. “Tornei-me apaixonada pela escrita”, conclui a escritora.

Os exemplares podem ser adquiridos no estande da editora, localizado na banca 3, na Rua dos Andradas, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Serviço:
O que? Lançamento do livro “Amnésia de Sofia”
Quem? Verena Rogowski Becker
Quando? 08/11, às 17h30
Onde? Praça de Autógrafos, Feira do Livro de Porto Alegre

Ficha técnica do livro
Autor: Verena Rogowski Becker
Ano: 2019
Gênero: narrativa longa
Editora Metamorfose


25/10/2019