Notícias

Editora Metamorfose participa de movimento que questiona prática comercial da Amazon


Uma carta recente da Amazon pedindo a editoras descontos maiores na venda de seus livros para a empresa vem deixando tenso o mercado editorial, que está reagindo em bloco para barrar a proposta. Em email do dia 10, o gigante eletrônico sugere a editoras que ofereçam descontos entre 55% e 58% sobre o preço de capa de seus livros, mais uma taxa adicional de 5% para o “plano de marketing”, ou seja, a publicidade dentro do site da Amazon, a exemplo do banner de um livro. A praxe dos fornecedores hoje é vender para a Amazon com descontos que variam entre 45% e 55% do preço de capa do livro, mais 2% ou 3% do plano de marketing, por vezes não paga por editoras menores.

O grupo Juntos pelo Livro —que reúne 130 editoras de pequeno e médio porte como Ubu, Boitempo, Cobogó e Senac— elaborou uma carta na qual diz ser inviável conceder descontos maiores, além de enviar a pauta para a imprensa, o que gerou matéria de sites como Folha de S. Paulo e PublishNews. A Editora Metamorfose, embora não faça venda diretamente para a Amazon, em função de ser inviável para seu modelo de negócio o desconto pedido já no contato inicial feito pela gigante de tecnologia (que para a Editora Metamorfose foi de 55% + 5%), é signatária da carta por participar do referido grupo e compartilhar da angústia dos pequenos e médios editores, que trabalham com margens muito pequenas e temem a cada vez maior concentração no mercado de venda de livros.


Confira abaixo a carta enviada à imprensa na íntegra

O Grupo de Editores Juntos pelo Livro se formou em 2018, como consequência de dificuldades amplamente conhecidas – as recuperações judiciais de Cultura e Saraiva, além das falências da BookPartners e Laselva – e com o objetivo de debater ideias, problemas e soluções. Com o passar do tempo, e o crescimento do número de editoras integrantes – cerca de 130 atualmente –, passou a tomar posições sobre assuntos de interesse comum.

O e-mail enviado pela Amazon em 10/03/2021 a muitos editores do Grupo, solicitando aumentos dos percentuais de descontos concedidos sobre o preço de capa e manifestação até 15/03/2021, foi igualmente discutido sob esse ângulo de análise e com a merecida urgência, dada a exiguidade do prazo. Assim sendo, em um processo de decisão coletiva, foi elaborado um texto para resposta àquele e-mail que segue anexo a esta nota, com o intuito de expor a inviabilidade de aceitar a elevação dos descontos, bem como alguns aspectos inerentes à operação com a Amazon.

Estamos abertos a discutir as questões de mercado, assim como levar este e outros assuntos sempre que possível às entidades, com o intuito de estimular o desenvolvimento do ecossistema do livro e preservar o equilíbrio entre editores, distribuidores e livreiros. Apoiam esta iniciativa as seguintes editoras até o momento: Alameda, Aletria, Alfabeto, Aliás, Armazém da Cultura, Arquipélago, Arte Impressa, Associação Quatro Cinco Um, Autonomia Literária, Bamboozinho, Bandeirola, Bazar do Tempo, Belas Letras, BesouroBox, Boitatá, Boitempo, Carochinha, Cartola, Catapulta, Claraboia, Cobogó, Concordia, Contraponto, Cortez, Crivo, (Editora de) Cultura, Dita Livros, Draco, Dublinense, Duna Dueto, DVS, Edelbra, Edições Pinakotheke, EIS, Elementar, É Realizações, Estrela Cultural, Estúdio Água, Évora, Fabbrica de Ideias, Filosofia, Folia de Letras, Francesinha, Geração, GG, Gryphus, Gulliver, Impressões de Minas, Instante, Intelítera, InterVidas, Jaguatirica, Jandaíra, Jardim dos Livros, Jujuba, Libretos, Kinoruss Edicões e Cultura, Kitembo, Laboralivros, Lê, Lendari, Letramento, Livros da Matriz, Luas, Lúcida Letra, Luz da Serra, Matrix, Mauad, Mazza Edições, Memória Visual, Meridional/Sulina, Moinhos, Metamorfose, Monomito, MRN, Mundaréu, NegaLilu, Nós, Nova Alexandria, Numa, Olhares, Páginas, Pallas, Palavras, PanaPaná, Panda Books, Parábola Editorial, Piu, Promobook, Raphus Press, Relicário, Semente Editorial, Senac, Solisluna, Sopa, Sunderman, Sur, Telos, Terceiro Nome, Tomo Editorial, Troia, Ubu, Uni Duni, Valentina, Viajante do Tempo, Volta e Meia, Vermelho Marinho, W4, Zouk.


19/03/2021