Notícias

Metamorfose lança Escrita Criativa – o jogo, projeto absolutamente original no Brasil


Em mais um projeto inovador de Marcelo Spalding, está sendo lançado Escrita Criativa - o jogo, primeiro jogo de tabuleiro de Escrita Criativa do Brasil.
 
Escrita Criativa – o jogo, ao trazer diferentes cenários, personagens, conflitos, etc., estimula o jogador a imaginar como encaixar partes da história, focando sua preocupação na lógica para a narrativa. Mais do que isso, ao agregar conceitos e técnicas como tipos de narrador e desafios de linguagem, além de um livro com orientações, o jogo torna-se uma fonte incrível de aprendizado para a escrita, uma verdadeira oficina interativa e dinâmica.
 
Caixa e tabuleiro com material de alta qualidade, feitos em cartonariaCartas, bonecos, dado, livro e tabuleiro incluídos
 
No modo Narrativa Longa, além da construção do cenário e da preparação, o jogador é convidado a entrar em uma jornada com dez capítulos, inspirada no conceito de arco narrativo. Spalding afirma que "se o jogador entender cada carta como uma provocação, sem prender-se demais a ela e deixando a imaginação e a criatividade fluírem, o jogo pode ajudá-lo a finalmente completar uma história ou mesmo destravar a sua história".
 
O próprio uso de elementos físicos como cartas, bonecos, dado e tabuleiro já busca trazer o lado lúdico do que é escrever, resgatar/despertar/fomentar a fantasia, fundamental para qualquer ficcionista. “O importante é que você deixe a brincadeira fluir, inspire-se, desbloqueie-se, escreva. Você não vai fazer um best-seller aqui, nem um Prêmio Jabuti. Mas não é essa a intenção, pelo contrário. Sinto em meus alunos que às vezes faz falta a escrita despretensiosa, a brincadeira, o jogo”, diz.
 
“Sempre me fascinou pensar a literatura não apenas como livro, mas como a arte da palavra, uma arte capaz de transitar em outros espaços, como a internet, os quadrinhos, os games, modificando-se, reinventando-se, mas provocando no leitor momentos de catarse, epifania, entretenimento. Meus projetos de Literatura Digital (www.literaturadigital.com.br) partem desse princípio de que a literatura é uma linguagem para além do livro, sendo importante que cada mídia ajude a potencializar o efeito da história contada – ou da experiência proposta”, completa Spalding.
 
Com mais de cinco mil alunos entre oficinas presenciais e online nos últimos dez anos, Spalding fala que aprendeu que não há nada menos inspirador para um escritor que a página em branco. “Participantes de oficina e escritores iniciantes (mas também escritores já experimentados) adoram um desafio, um gancho, uma provocação. E também o mercado profissional de escrita (especialmente o de roteiros) funciona assim, algumas características dos livros, filmes e séries que amamos vieram pré-definidas da direção da empresa (vide o caso do Universo Cinematográfico Marvel)”.
 
Segundo o escritor, o lançamento do Escrita Criativa – o jogo, é o pontapé inicial para um projeto de jogos de mesa literários, onde a palavra é protagonista, seja escrita ou oral, e a ela se somem elementos táteis, como cartas, bonecos, tabuleiro, dado, papel, caneta, ampliando a experiência sensorial do leitor e, por que não, convertendo-o também em autor (ou coautor) da história.
 
Acompanha livro com mais de técnicas e orientaçõesJogue com seus bonecos (legos, por exemplo)
 
Como e onde comprar?
 
EDIÇÃO LIMITADA
 
Promoção: R$ 247,00 com frete incluso para os 100 primeiros pedidos
 
Peça diretamente a Marcelo Spalding pelo WhatsApp 51-99319-5780 ou pelo email marcelospalding@gmail.com
 
Compre o jogo e ganhe acesso ao conteúdo das oficinas online Escrita Criativa para Iniciantes e Português para Escritores: https://www.escritacriativa.com.br/
 
Mais informações em https://www.escritacriativa.com.br/ojogo
 

12/07/2021