Notícias

Cissa Castro estreia na literatura com livro de poesia que busca ampliar o próprio conceito do gênero


O título provocativo, esse não é um livro de poesia, assim mesmo em minúsculo, já mostra que Cissa Castro estreia com vigor e ousadia. Seu livro de estreia traz poemas curtos, longos, em versos, em prosa, misturando verso e prosa, numa busca incessante por ampliar os conceitos e as técnicas do fazer poético.

“Tanto como estudante quanto como professora, acredito que o conhecimento é libertador, mas, paradoxalmente, por vezes é capaz de nos aprisionar. No longo período em que estive escrevendo essas linhas, alguns momentos me senti aprisionada a ideias e técnicas que não conseguia transpor para o papel sem que perdesse parte da minha essência, ou daquilo que acreditava, então me vinha o pensamento: tecnicamente, isso não é um poema? Foi quando me lembrei de uma frase que o Marcelino Freire me disse uma vez: ‘escreve, deixe que os outros classifiquem o que é’. Foi aí que consegui encontrar um equilíbrio para esse livro que é recheado de poemas, mesmo que ele não seja (ou seja)  um livro de poesia”, conta a autora.

Influenciada por autores como Roberto Juarroz, Francisco Mallmann, Manoel de Barros, Drummond e Gullar, Cissa Castro é formada em educação física e estudante na área da Escrita Criativa. Apaixonada por literatura, descobriu essa paixão enquanto ouvia a declamação de “A flor e a Náusea” de Drummond”. Desde então poetas, contistas, romancistas e escritores das mais diversas áreas ocupam os mais diversos espaços da sua casa e da sua essência. Como lema de vida costuma responder à pergunta “Por quê literatura?” da seguinte maneira: “Porque sem literatura nada mais seria, a literatura é a forma de me por possível no mundo”.

Cissa é egressa do Curso Online de Formação de Escritores, da Metamorfose, que oportuniza aos autores a publicação de um livro individual profissional ao final do curso.


29/09/2022