No dia 17 de julho, Luciano Prado reuniu cerca de 100 pessoas no lançamento do seu primeiro livro individual. Confissões, visões e o desterro é uma ficção distópica que se passa em Porto Alegre em 2027. Tem como pano de fundo um cenário pós-apocalíptico por causa de uma nova pandemia e uma Terceira Guerra Mundial. Os leitores podem esperar muita ação, suspense e (por que não?) reflexão acerca do que nos faz civilizados. Por coincidência há todo um contexto muito parecido com o que a cidade viveu durante as enchentes de 2024, incluindo bairros atingidos e outros detalhes.
Luciano destaca a experiência do lançamento: “As principais presenças foram as da minha mulher, dos meus filhos e dos meus pais. Mas também quero salientar a minha felicidade ao constatar que amigos há muito distantes fizeram questão de ir lá me prestigiar. Além disso, algumas visitas ilustres se fizeram presentes: Dr. Arthur Seabra (chefe da cirurgia do Hospital Moinhos de Vento), Dr. Gerson Junqueira (presidente da AMRIGS), Cris Pereira (artista do SBT e de Stand-Up Comedy) e Luís Dill (escritor, jornalista e apresentador da FM Cultura).”
O autor aposta que o público-alvo seja quem gosta de uma história de mistério com ação e algumas viradas de trama, mas também quem procura uma ficção futurista que mostre o Brasil (e especialmente Porto Alegre) como uma cidade violenta e desolada. Luciano deixa seu depoimento sobre o Curso Online de Formação de Escritores:
“O curso, além de potencializar o que já vinha praticando e me apresentar novas técnicas de escrita, me oportunizou ao final apresentar o meu projeto e contar com toda a experiência da editora no que se refere a revisões, diagramações e impressão do livro. Foi essencial.”