No dia 10 de agosto, ocorreu a sessão de autógrafos de A casa das águas e outras crônicas em São Paulo. O trabalho de divulgação, no entanto, começou muito antes. O livro foi viabilizado através de financiamento coletivo e vendeu 122 exemplares antes mesmo de estar pronto. Jordana conta que o módulo de Marketing Digital para Escritores, do Curso Online de Formação de Escritores incentivou este processo.
“Não poderia deixar de mencionar a minha surpresa com a atuação no Marketing Digital para Escritores. Nunca me imaginei fazendo vídeo ou divulgando um produto na internet. Mas fiz isso, inicialmente com certo desconforto, e posso dizer que 85% das vendas do livro foram pela divulgação nas redes sociais.”
Com a segurança das vendas, o dia do lançamento pode ser muito aproveitado. “Todo mundo que saiu de casa naquela tarde gelada, em véspera de Dia dos Pais, passou a ser ilustre para mim. Acredito que os reencontros foram muito marcantes. Pessoas que eu não via há anos e ex-alunos de 18 anos atrás, que eu nunca mais tinha visto, foram presenças que me impactaram muito. Uma das amigas que mais me incentivou a publicar saiu da cidade vizinha, chegou bem antes do horário e veio dar um abraço e retirar os 3 livros dela, porque tinha outro compromisso e faria todo o caminho de volta. Ela andou 3 horas, contando ida e volta, para me ver concretizando o que me ajudou a sonhar. Isso é maravilhoso. Foi o primeiro autógrafo do dia e me deu uma balançada. A empolgação dos jovens próximos: enteada (fotógrafa amadora do evento), enteado e genro torto (caixas do início ao fim), afilhados adolescentes na entrega dos livros vendidos e marido no social foi muito bom. Virou festa, do jeitim que eu gosto.”
Jordana conta ainda que ver pessoas que já tinham recebido o livro pelo correio aparecer e comprar mais pra presentear foi um sinal de que estava tudo indo bem. “Porque a gente pensa que o lançamento é o final, mas é a partida. Depois dele, o leitor está com o texto na mão e aí, não tem mais volta.”
O livro contém 29 crônicas que se alternam entre humor, reflexão e memória, de temas variados, que resgatam infância, juventude e vida adulta, ora por episódios vividos, ora por episódios presenciados. Quem o lê relata que dá pra rir e pra chorar. “Há quem diga que é quase um audiobook, porque vão lendo e me ouvindo (com sotaque mineiro). Há quem diga que é cinema, porque vão lendo e vendo as cenas.”
Além do dia do lançamento, dias depois, houve um encontro com um grupo de 12 amigas, professoras, em uma cidade vizinha, em volta da mesa de um delicioso café e com tempo pra botar o papo em dia e ainda contar um pouco do processo de escrita do livro. “Elas foram minhas primeiras leitoras, quando comecei a escrever, há quase 30 anos”.
Jordana já está escrevendo um segundo livro. “Desde que A casa das águas e outras crônicas foi definido, tudo o mais que eu tenho produzido de crônicas é para um segundo livro. No entanto, sem pressa, sem data marcada. Quero curtir e divulgar o primeiro enquanto der. Tenho tentado manter uma regularidade de escrita e o curso ajuda muito nisso. Mas não me cobro colocar tudo o que estou produzindo em um próximo livro. Vou escrevendo e guardando até chegar o momento de avaliar tudo, encontrar um elemento comum e pensar o que entra, o que fica de fora, em um novo livro, como foi no primeiro.”
A autora conta que, além da regularidade na escrita e na divulgação, o Curso Online de Formação de Escritores, ajudou a melhorar a sua escrita e a adquirir segurança. “Há uma ajuda, quase invisível, que pra mim foi fundamental: a segurança que adquiri ao socializar os textos com colegas e professores. As apreciações e devolutivas foram fundamentais para que eu construísse segurança para tornar os textos públicos, seja nas redes sociais, seja no livro e entender que há leitores para todos os estilos. Também me ajudou muito a começar a descobrir uma identidade como escritora, entender o meu estilo e investir nisso. O curso me ajudou, também, a desenvolver o gosto pela escrita de outros gêneros textuais, além da crônica.”