Notícias

Ana Mello lança Minicontos Periciais em evento coletivo na Metamorfose Cursos e Editora


No dia 26 de outubro, Ana Mello lançou Minicontos Periciais em um evento coletivo na Metamorfose Cursos e Editora. Sendo também professora da instituição, ministrou uma minioficina de Minicontos, Haicais e Poetrix antes de autografar. A autora conta que isso enriqueceu a experiência e o propósito do livro. "Instigar a leitura, a vontade e a possibilidade de escrever é gratificante".
 
Minicontos periciais deve agradar quem gosta de contos, de minimalismo, de literatura policial e curiosos em geral. "Assim como os meus outros livros ele é um projeto que representa uma fase da minha escrita e da minha vida. O Minicontos periciais tem um pouco do meu olhar literário sobre o minimalismo em forma de minicontos que foram inspirados em muita coisa que eu observei no meu trabalho no IGP, mas não os crimes em sim, mas o trabalho dos peritos. O quanto olham em cada detalhe, como juntam tudo isso para escrever um laudo final. E o sentimento das pessoas, das vítimas e dos criminosos. O que está por trás de cada caso. Claro que aí a ficção entrou com tudo".
 
Ana conta que está sempre escrevendo, sem saber se vai virar livro ou não e compartilha alguns autores que lhe influenciam: "Afonso Cruz, Mia Couto, Rubem Fonseca, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Eduardo Galeano e muitos outros. Gosto de ler autores novos também. E não posso deixar as mulheres de fora, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Carla Madeira e nem pensei em poesia ainda."
 
 
A autora conta que o livro vem sendo bem recebido. "As pessoas comentam e perguntam mais sobre a literatura minimalista. No lançamento alguns alunos já pediram para avisar quando ocorrer o módulo no curso da Metamorfose. E recebi uma mensagem muito legal de uma perita que trabalha comigo: Estou emocionada com o teu livro, cada frase faz a mente viajar internamente, refletir.... é uma mistura de tristeza, mas a vida sendo como ela é; de realidade com esperança. O nosso dia a dia em poucas (mas enormes) palavras."
 
Ana se revela perita em fazer amizades: "Foi muito importante a presença de todos, mas destacou-se para mim a de uma moça que conheci no ônibus, a Grazi, nas viagens que fazemos na mesma linha todos os dias para o trabalho. Sempre conversamos, mandei livros para os filhos dela e ela foi de forma espontânea ao ver o convite no Instagram".

06/11/2024