Improviso

Geni Oliveira


Improviso


A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche. (Chaplin)

Ele chegou com o mesmo sorriso, olhos buscando os seus. Arranjara um novo emprego, teriam que vender a casa, mudar-se para a capital. Promessas vãs. E Lauren, pela primeira vez irredutível, apenas dizendo não. Não ao abandono, ao desrespeito, à insegurança. Não às noites insones, à angústia de não saber onde ele estivera. A muito custo recuperara a autoestima. Não poderia vê-la despencando novamente.
Valdir voltava depois de três meses, como se houvesse partido na véspera. Ela permitira essa situação. Perdoara sempre. Tropeços e recomeços. O olhar de estranhamento de seu futuro ex-marido causava-lhe uma alegria enorme.
Ele perguntou se poderia dormir em casa naquela noite, esperar que os filhos voltassem da escola. Por que não? No jantar, um silêncio constrangedor. Até mesmo o filho, apaixonado pelo pai, permanecia calado. Talvez Valdir tivesse pressentido que ali não era mais o seu lugar, se é que algum dia fora. Talvez o roteiro tivesse sido mudado na sua ausência. Como saber? Estranhou até o figurino da mulher e dos filhos. Algo destoava no cenário. Eram eles os protagonistas. Valdir, um mero figurante.
Lauren nunca gostou de portas trancadas. Ele dormiu no quarto dos filhos, atentos a qualquer movimento, pois conheciam a fragilidade emocional da mãe e as artimanhas do pai, que não hesitaria nem mesmo em recorrer às lágrimas. Naquela noite, ela adormeceu sorrindo. Talvez não fosse tão ruim viver de improviso.

Geni Oliveira

 

voltar para página do autor