Sentidos da Vida

Marta Leiria

SENTIDOS DA VIDA

Na penúltima conferência desta edição do Fronteiras do Pensamento, fomos provocados por Contardo Calligaris a refletir sobre os sentidos da vida. Já tinha ouvido o psicanalista italiano, criador e roteirista da série Psi do canal HBO há alguns anos, quando revelou algo intrigante: em sua família, registro normativo moral não era aceito. Daí a importância da literatura, dos relatos de vida, da opção dos protagonistas das histórias. Naquela oportunidade, disse não acreditar em normas rígidas, apriorísticas, a regrar a vida das pessoas, mas sim na opção de cada um, de acordo com o foro íntimo.

Em conferência realizada na PUC/RS, o pensador aprofundou tal visão. Mencionou o que aprendeu com seu pai acerca da biblioteca de casa. Os buracos nas estantes, revelados pelos livros ausentes, demonstravam que sempre haveria vazios a serem preenchidos. Assim também a vida. Enquanto tivermos curiosidade sobre o mundo, livros por ler, realidades outras a desvendar, o vazio nos fará companhia. Quanto a mim, sempre estranhei quem se diz “pleno”. Falou do psicoterapeuta que pretende transmitir (impor) os próprios valores. O verdadeiro tratamento consiste em fazer com que o paciente descubra o próprio caminho. Acredita em “sentidos da vida”, não em um único que sirva para todos. Cada um há de buscar que a própria vida faça sentido. Que tal?

A apresentação que antecedeu a conferência surpreendeu e emocionou a todos. O rufar dos tambores daqueles jovens do Centro Social Marista de Porto Alegre sincronizou com as batidas dos nossos corações, nos energizou e nos preparou para o que viria. Bonito demais testemunhar o trabalho do CESMAR, que atende crianças e adolescentes, a eles oportunizando inúmeras atividades lúdicas e de aprendizagem. E proporciona o resgate de histórias de vida e valores pessoais, contribuindo para que cada um dos jovens possa concretizar essa necessidade tão humana de que nos falou Calligaris: a de protagonizar e encontrar o sentido para a própria vida.

 

voltar para página do autor