GAROPABA HOJE

Marta Leiria

Olhar sempre atento, e a cada veraneio por aqui surgem preciosas novidades. Aprecio os rituais cotidianos. Então comecemos pelo pão nosso de cada dia. É que, para mim, o café da manhã tem especial relevo. É ele que me prepara para as longas caminhadas ou trilhas logo de manhã cedo, a passos rápidos - sem deixar de reparar na arquitetura e na natureza: gaivotas, urubus, cabras. Perto de casa, o Pureza Pães. Minha primeira opção é o de fermentação natural com farinha 100% integral. Tem também o delicioso multigrãos. Do outro lado da calçada, junto à Loja da Rip Curl, recente novidade, com tudo no capricho, está o Café Las Olas (tenho até o boné de lá, item essencial para caminhar sob o sol). Outra boa nova, no maior estilo, é o Cafecito, com seu diversificado cardápio e espaço superaconchegante. Cafés e comidinhas para todos os gostos. Há quem leve até computador e fique por lá navegando (em dias de movimento, a espera para sentar é longa).

Comer bem em casa é fácil, tudo do melhor se encontra por aqui (o efeito colateral é a louça para lavar, mas estou aderindo às luvas). Em se tratando de frutas e verduras, temos o Mercado do Produtor, que acontece nas sextas e sábados. Imperdíveis os Cogumelos Garopaba. Lá encontramos, direto da fonte, uma variedade incrível da singular iguaria, tudo fresco. A Janaína explica direitinho como conservá-los muitos dias na geladeira, vale o investimento.

Hoje vou falar sobre dois restôs. O cardápio do Tasca dos Açores, com suas entradas, pratos principais e drinks, é um primor. O ambiente à beira-mar, junto à ponte do Centro Histórico, com suas formidáveis louças do Santo Ofício, somado ao atendimento impecável dos garçons, tornam a experiência gastronômica ímpar. Destaque para as entradas de camarão e polvo à provençal acompanhadas de uma saladinha mista (procuro não dispensar nas refeições principal os verdes). Imprescindível chegar cedo para acompanhar o pôr do sol da Casa do Padre, contígua à Paróquia São Joaquim, com vista inigualável da Praia Central. Espumantes, vinhos, drinks e pizzas deliciosas (a de camarão é a minha opção), além de música ao vivo.

Tenho especial encanto por fotografar os barquinhos de pesca na Praia Central. Há muitos anos fizemos um passeio de barco por aqui. Só que depois de experiências recentes em escunas e lanchas pelos mares de Trancoso, Caraíva e Paraty, comecei a observar embarcações que levam turistas partindo do centro de Garopaba. Há passeios de escuna, que fica ancorada junto à Praia da Vigia. Barco inflável leva o pessoal até a embarcação. Descobri que há até passeio de lancha que pode ser contratado no Paradouro da Mormaii al mare, próximo ao Camping. Pretendo fazer e relatar a experiência.
Onde ficar? Amigos e conhecidos têm recomendado fortemente as seguintes opções: em Garopaba, a Pousada da Lagoa. Na Praia da Barra, os Chalés da Barrinha e os novíssimos apartamentos do descolado Zangabai.

Aqui não há espaço para tédio, embora muita gente me pergunte sobre isso de ficar dias a fio praiando. A resposta: com uma livraria como a Navegar, e o atendimento personalizado da Ester, livreira com "L" maiúsculo, só se entedia quem quer. Não tem sol e não quer ir para o mar? É só passar na Navegar (rimou!). Faço aniversário entre o Natal e o Ano Novo. Presente dos três filhotes? Certeiro trio de livros de lá: dois deles, devorei em três dias. O acontecimento, livro da escritora francesa Annie Ernaux, Prêmio Nobel de Literatura de 2022. Na obra autobiográfica ela relata, com verdade e crueza, o aborto que fez na juventude. O segundo foi O complexo de Portnoy. Mais uma delícia literária de Philip Roth. Um jovem e bem-sucedido advogado nova-iorquino tenta resolver no divã do psicanalista os problemas sexuais passando em revista sua relação com a "mãe judaica". Engraçadíssimo, em ritmo alucinante e muito bem escrito. Em breve termino de ler o romance de estreia de Joël Dicker, Os últimos dias de nossos pais, escrito por ele aos 24 aninhos. Ele relata um feito da Resistência francesa até então pouco conhecido, ao mesmo tempo em que nos brinda com uma história sobre amor, amizade e medo, uma homenagem à coragem e à lealdade.

Agora, onde se instalar al mare? Nosso point é o Vento Sul, bar e escola de surf nas proximidades do morro que separa Garopaba da Praia do Siriú. Cansou da muvuca que se instala em Garopaba em determinadas datas? Aí, para andarilhos como eu, é só calçar os tênis, subir a escadaria de madeira, descer uma pequena trilha e encontrar a calmaria personificada na preservadíssima Praia do Siriú. Esta vai para as mulheres: minha cabeleireira daqui é a excelente Pâmela Cardoso, que trabalha atualmente no Espaço Tânia Nascimento, bem no centro de Garopaba.

Por ora, caro leitor, eram esses os destaques sobre Garopaba hoje. Em breve tem mais!

 

voltar para página do autor