O projeto de literatura digital Minicontos Coloridos, de Marcelo Spalding, diretor da Metamorfose, foi selecionado para integrar o catálogo internacional Electronic Literature Collection - Volume 4. Editado pela Eletronic Literature Organization, entidade ligada a University of Maryland (EUA), este é o mais importante catálogo de literatura digital do mundo, sendo seu primeiro volume de 2006. Sua fundadora, Katherine Hayles, é uma das primeiras estudiosas do assunto, tendo inclusive seu livro Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário tendo sido traduzido no Brasil ainda em 2009.
Minicontos Coloridos foi lançado em 2013 por Marcelo Spalding, sendo seu segundo projeto literário de literatura digital após defender sua tese sobre o tema, pioneira no país. No site, a pessoa mistura as cores vermelho, verde e azul indicando qual percentual deseja usar de cada uma. Ao clicar em pinte seu miniconto carrega uma página com a cor selecionada e um texto correspondente.
“Este catálogo foi minha referência para a escrita da tese, lá atrás, e agora, anos depois, ter um projeto de literatura digital de minha autoria incluído nele equivale a um prêmio importantíssimo”, afirma Spalding.
O volume 4 do catálogo vem sendo produzido há anos (o volume 1 é de 2006, o volume 2 é de 2011 e o volume 3 é de 2016). Nele há 132 projetos de literatura digital de diferentes linguagens e dos mais diversos idiomas e países do mundo, como Porto Rico, Noruega, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Argentina, México, França, etc.